top of page
Pâm Cristina

GRANDES PAIS EM SÉRIES DE TV

Não existe uma definição única sobre o que é ser pai... Para alguns pode ser acompanhar nos chás fictícios na cozinha imaginária, para outros pode ser sempre o mais claro e real possível. Enquanto alguns ensinam a jogar bola, outros aprendem como dançar ballet. Alguns pais trabalham fora em tempo integral, outros cuidam das tarefas de casa. Uns são ótimos em matemática, enquanto outros sabem todas as normas do uso da crase...


É certo dizer que a arte muitas vezes é usada como representação da realidade, isso porque é mais fácil as pessoas se identificarem com um filme ou uma série quando conseguem se identificar naqueles personagens. Pensando no dia dos pais e na importância dessa figura, usarei alguns exemplos de pais de séries televisivas e a forma como eles foram usados para representar a maneira como era visto o papel do homem e do pai âmbito familiar.


ANOS 70

Red Forman (That 70’s Show)

O personagem é o típico pai de família dos anos 70, que serviu no exército americano em diversas ocasiões. Sempre faz da família sua prioridade, e embora a esposa trabalhe como enfermeira Red sente a necessidade de ser o provedor da casa (o que fica bem exemplificado em um dos episódios em que ele descobre que quando ficou desempregado a esposa penhorou um colar para poder comprar o jantar). Como pai e marido, não é de demonstrar sentimentos, o que segundo ele não é algo que “homens” façam. Mesmo tendo amor incondicional pelos filhos, em poucos momentos da série podemos vê-lo abraçando- os principalmente Eric, por ser homem.


ANOS 80

Jack Pearson (This is us)

Jack é um pai de família que tenta ao máximo mudar seu jeito pelos filhos. Criado por um pai rígido que não era de demonstrar carinho e afeto, Jack vai na contramão ao criar vínculos fortes e próximos com os filhos fazendo todo o possível para vê-los felizes. Mesmo tendo esse lado amoroso e atencioso, Jack ainda traz com eles resquícios dos horrores da guerra, e uma parte dele tem muita dificuldade de demonstrar qualquer sinal de “fraqueza” até mesmo para sua esposa, o que o torna distante em alguns momentos.


Julius (Everybody hates Chris)

Julius é um pai que trabalha em mais de um emprego para poder sustentar a família. Tenta dar a melhor vida à sua família mesmo que para isso ele precise ficar fora de casa por grandes períodos de tempo A sua cobrança em relação ao amadurecimento do filho mais velho é mais forte do que com os outros, criando-o para ser o chefe da casa se algo lhe acontecer. Não faz o tipo de pai que diz eu te amo com frequência aos filhos, porque não foi criado dessa maneira.


Danny Tanner, Jesse Katsopolis e Joey Gladstone (Full House)

Danny quando se viu viúvo e com três filhas para criar, ele recorreu ao seu cunhado e ao melhor amigo para essa difícil missão. E de alguma forma esses três protagonistas formavam em si um pai, com todas as qualidades (e defeitos) possíveis. Danny era o lado racional da casa, ele era quem ditava as regras, era dele a última palavra. Um homem que já sabia o quão difícil era moldar um filho e que mesmo nas adversidades fazia tudo para que as meninas não sentissem falta de nada. Jesse era o lado aventureiro que de início não sabia lidar com a parte séria da responsabilidade de ser pai, mas que amadureceu ao mesmo tempo que ensinava as meninas coisas que ele aprendeu com a vida. Joey era quem trazia leveza ao ambiente e buscava sempre uma forma divertida de educar, ele aprendeu que não podia ser permissivo o tempo todo e que parte do processo de criar uma criança é saber dizer não a elas. Estiveram presentes em todos os momentos para as filhas sempre falando sobre o amor que sentiam por elas.



ANOS 90

Philip Banks (The Fresh Prince of Bel-Air)

O exemplo de pai que batalhou muito na vida para chegar onde estava, e queria proporcionar aos filhos aquilo que ele não teve quando criança. Carinhoso com os filhos, está sempre mostrando a eles o quanto os ama. Por ter tido uma vida tão difícil quando jovem, ele dava tudo aos filhos sem pensar duas vezes. Apenas após a chegada de um sobrinho, ele percebe que os filhos não aprenderam o valor do dinheiro e a partir daí ele começa a dar lições sobre o valor do trabalho para se ganhar o próprio dinheiro.




ANOS 2000

Michael Kyle (My wife and kids)

Michael é um pai carinhoso e amoroso, que está constantemente abraçando e beijando os filhos. Através do próprio trabalho e do apoio da esposa ele conseguiu tudo o que tem na vida. Nunca deixou faltar nada aos filhos, mas sempre ensinou a eles o valor do dinheiro. Um pai moderno que possui diálogo aberto sobre tudo com os filhos. Com lições e aprendizados (pouco convencionais) ele faz o máximo para prepará-los para o futuro.


Jay, Mitch, Cam e Phil (Modern Family)

Mais uma vez uma série coloca diferentes pais como protagonistas. Dessa vez todos de uma mesma família, mostrando como a forma de ser pai se modificou com o tempo. Jay um homem na casa dos sessenta anos se vê novamente no papel de pai ao casar-se com uma mulher que tem um filho. Quando foi pai pela primeira vez na juventude ele trabalhava muito para sustentar a família e pouco estava em casa com os filhos, agora ele já esta com a vida estável e pode passar mais tempo com o filho, um garoto sensível que o faz repensar a forma como ele agia até então. Mitch e Cam através da adoção conseguem realizar o sonho da paternidade. Pais de primeira viagem eles aprendem ao mesmo tempo que criam a filha. Com personalidades completamente diferentes eles passam a filha toda a segurança que ela precisa, são amorosos, e atenciosos, trabalham sempre em conjunto para ensinar a ela autonomia e para que ela entenda que sempre pode falar com eles sobre tudo. Phil é pai de três crianças com idades próximas, ainda era jovem quando teve a primeira filha, então ele sempre busca uma comunicação direta e clara com todos. Seu jeito brincalhão alivia toda a tensão de situações dramáticas em que os filhos se envolvam, busca fazer com que todas as lições possam ser aprendidas da maneira mais leve possível. Por mais amigo que seja dos filhos sempre sabe a hora de ser pai, de se impor quando necessário.


Adam Burns (Man with a plan)

Adam é um pai que troca de lugar com a esposa quando ela volta a trabalhar fora de casa, e ele passa a tomar conta da casa. Depois de mais de dez anos trabalhando fora, ele se vê em casa em tempo integral, e começa a conhecer melhor seus filhos e a acompanhar suas vidas de um ângulo que ele não tinha. Com o tempo ele passa a se envolver cada vez mais no que ele chama de “novo trabalho” e se redescobre como pai.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

WANDAVISION

Comentarios


bottom of page