top of page
Pâm Cristina

THAT ‘70S SHOW

Atualizado: 24 de set. de 2020

“Tem sido uma longa e louca viagem... no porão do Forman.”


Há vinte e dois anos a FOX apresentava ao mundo a pequena cidade de Point Place, no interior de Winsconsin, e seus moradores. Ao longo de oito temporadas e 200 episódios, a série acompanhava o grupo de adolescentes formado por Eric Forman, Donna Pinciotti, Fez, Michael Kelso, Steve Hyde e Jackie Burkhart. A maior parte dos encontros da turma acontece no porão de Eric, o que faz com que seus pais Red Forman e Kitty Forman também tenham destaque, assim como sua irmã Laurie e seu vizinho Bob (pai de Donna).


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Cada um deles com uma personalidade bem diferente da outra, fazendo com que o público se identificasse de cara. Eric, um garoto esperto e engraçado, na primeira temporada vai a estreia de Star Wars e depois disso se torna o maior fã da saga. Donna, uma garota a frente do seu tempo, com pensamentos feministas e sem se importar para o padrão que a sociedade impunha sobre atitudes e beleza para mulheres. Kelso era o mais bonito do grupo e dono de uma alto estima invejável, seu jeito sempre brincalhão e provocador fazia dele um dos pontos de maior graça do grupo. Hyde sempre foi o mais rebelde dos amigos, seu jeito seco e muitas vezes durão fez com que criasse um laço de afinidade com Red. Fez era um estudante de intercâmbio que conheceu os garotos no seu primeiro dia de aula, estava sempre em busca de mulheres e doces (não necessariamente nessa ordem). Jackie era a mais nova do grupo, rica e mimada pelos pais, sempre falava sobre sua beleza e casamento.


Foto: © That 70's Wiki
Foto: © That 70's Wiki

Red era o típico pai de família da época veterano de guerra, ele criou dois filhos com tratamentos bem diferentes, enquanto protegia e mimava Laurie, educava Eric de forma mais rígida para ser um bom homem. Kitty, era dona de casa e enfermeira, cuidava dos filhos e dos amigos com o maior cuidado e carinho, dona de uma risada única, ela trazia alegria ao marido. Bob era dono de uma loja, um pai carinhoso e um bom amigo da família, estava sempre por perto o que muitas vezes irritava Red (que cresceu tendo em mente que homens não podiam demonstrar sentimentos).


A série tinha um forte apelo a cultura dos anos 70 em suas referências e citações, mostrando bandas famosas, lojas de discos, discoteca, hippies, revistas e jornais, vídeos games, programas de tv, o choque de gerações e os problemas políticos e sociais da época. O carro Vista Cruiser, era ponto de destaque na abertura da série e nele era possível acompanhar o ano em que a série estava (a placa aparecia com os números 76, 77, 78 e 79). Para abordar o tema da maconha, sem que os personagens aparecessem fazendo o consumo, os produtores tiveram a ideia do “círculo”, onde o cômodo se enchia de fumaça e a câmera focada no rosto passava de um para o outro.


Foto: © That 70's Wiki
Foto: © That 70's Wiki

No decorrer das temporadas algumas tramas se desenvolveram de maneira a mostrar a evolução dos personagens. A grande recessão dos Estados Unidos se fez presente na série, quando Red perde seu emprego e chega a correr o risco de perder a casa, algo que o leva a pedir ajuda a Bob, algo difícil uma vez que, sua criação o impedira de fazer. A mãe de Hyde vai embora da cidade o deixando sozinho e os Forman o acolhem em casa, isso traz uma nova dinâmica a família que passa a tratá-lo como filho. Jackie em um dado momento da série também chega a morar com os Forman e com os Pinciotti quando seu pai vai preso e sua mãe está viajando.


Os relacionamentos também mudam com o tempo. Kelso e Jackie são namorados por um bom tempo, mas as traições de Kelso levam ao fim do namoro. O fato de ele não levar a sério a relação, foi por muitas vezes ignorado por Jackie, mas ela chega à conclusão de que não pode mais aceitar aquilo. A amizade de Hyde e Jackie cresce a partir desse momento e se transforma em algo a mais, eles formam um dos melhores casais, uma vez que amadurecem muito durante o tempo que estão juntos. Eric e Donna, de amigos de infância se tornam namorados, com um romance cheio de idas e vindas. O amadurecimento desses personagens acaba por acontecer fora do relacionamento, quando se separam, e cada um procura encontrar o seu caminho.


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A série sofreu algumas reviravoltas no enredo. Ashton Kutcher e Topher Grace saíram da série no final da sétima temporada, pois seus compromissos com as gravações de filmes coincidiram com a produção da série. Para tal, histórias foram adaptadas e personagens inseridos. Kelso decide se mudar para Chicago a fim de ficar mais perto de sua filha (fruto de um namoro com uma garota da cidade). Eric parte rumo a África para se tornar professor. No lugar dos dois personagens (literalmente já que ele será uma mistura dos dois) entra Randy, que se torna interesse romântico de Donna. Na temporada final Kelso participa de cinco episódios, e Eric volta apenas em um, o episódio final.


A última cena mostra os minutos finais da década de 70. Os amigos estão no porão do Forman em seu último “círculo”, e se dirigem para a escada e a contagem regressiva de Ano Novo começa. Ao chegar no “um” a tela muda do porão para a placa do Vista Cruiser mostrando o ano 80, o que foi extremamente simbólico uma vez que a série falava dos anos 70 e até este momento ela não mostra nem um minuto sequer do ano de 1980.


Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Informações da série:

Nº de temporadas: 8

Total de episódios: 200

Primeiro episódio: 23/08/1998

Último episódio: 18/05/2006

Rotten Tomatoes: 86% (1º temporada)

IMDB: 8,1

Elenco: Topher Grace, Mila Kunis, Ashton Kutcher, Danny Masterson, Laura Prepon, Wilmer Valderrama, Debra Jo Rupp, Kurtwood Smith, Don Stark.



20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

WANDAVISION

Comments


bottom of page