Antes do cinema nos encantar com as trocas de figurinos de Andy (Anne Hathway) em O Diabo Veste Prada ao som de Suddenly I see, ou de nos identificarmos com Becky Bloom (Isla Fisher) e o sentimento que as compras proporcionam, um filme com orçamento bem mais simples, e com um elenco ainda desconhecido já havia fascinado o coração das fashionistas.
Em 1995, estreava As Patricinhas de Beverly Hills. O filme dirigido por Amy Heckerling, foi vagamente inspirado no livro Emma de Jane Austen. A trama girava em torno da rica e mimada Cher Horowitz, interpretada por Alicia Silverstone. Popular na escola, ela e sua amiga Dionne, ao conhecerem a nova aluna desajeitada, Tai, decidem transformá-la em uma garota bonita e popular. O filme mostra o desenvolvimento e o amadurecimento das personagens e suas relações.
O longa se tornou um sucesso, batendo recordes de bilheteria e ficando na frente de grandes filmes do ano. Em 2008 a Entertainment Weekly o categorizou como “novos clássicos” do cinema e ele foi nomeado como uma das melhores comédias dos últimos 25 anos.
As Patricinhas de Beverly Hills, fazia referências à cultura pop ao citar cantoras, estilistas e atores famosos (elas usavam o nome Baldwin, para se referir a homens bonitos), e chegaram a transformar Monet em um verbo, no famoso diálogo:
Mas sem sombra de dúvidas o figurino, foi o responsável por transformar o longa em um ícone atemporal. A personagem Cher logo no início usa um programa de computador para escolher sua roupa. Ela era a caracterização de tudo que estava em alta nos anos 90, enquanto a personagem Tai e o skatista Travis usavam o que era conhecido como “grunge”.
A figurinista do filme, Mona May, disse em uma entrevista para a MTV: “Moda é como qualquer outro personagem no roteiro, e era muito importante para a Amy não apenas refletir o espírito feminino, mas que o roteiro também refletisse nas roupas. Então, pesquisei em desfiles de moda, o que estava acontecendo em Paris, Milão e Londres, para trazer todas essas coisas novas, mas tinha que ornar com o roteiro, que era sobre esse grupo de meninas jovens, então transmitimos o espírito da moda para o colegial”.
O filme atravessou gerações, inspirou estilistas que fizeram campanhas e coleções em sua homenagem (A marca WildFox em 2013, lançou a coleção “The Kids in American” inteiramente inspirada no filme; em 2019 a usou cores e estilos do longa em seus desfiles, e no mesmo ano a Vogue em uma matéria disse que “looks usados pelas célebres personagens dos anos 90 aparecem como inspiração incontornável no inverno 2019”.) e, chegou a inspirar cantoras como Iggy Azalea, que fez diversas referências ao filme no clipe Fancy.
E por falar em música, em 2018 a atriz Alicia Silverstone participou do programa Lip Sync Battle usando o famoso conjuntinho xadrez, enquanto coreografava Fancy. Comemorando hoje (04 de outubro) o aniversário de Alicia Silverstone, esses são alguns dos mais icônicos figurinos de Cher.
Comments