Desde o início do cinema, o amor sempre esteve presente nas produções. Nesse dia dos namorados segue uma lista de 12 filmes nos gêneros romance e comédia romântica para você aproveitar esse dia acompanhado ou sozinho.
BONEQUINHA DE LUXO (Breakfast at Tiffany's)
1961 ‧ Romance ‧ 1h 55m
O filme e uma adaptação do livro homônimo de Truman capote, embora não tenha se mantido fiel a história original o filme se tornou um clássico.
Holly Golightly é numa acompanhante de luxo que sonha em se tornar uma atriz de Hollywood e se casar com um homem rico. Para isso fugiu de casa e se mudou para Nova York, onde começou a ser bancada por um homem mafioso que está preso. Golightly toma seus cafés da manhã todos os dias na frente da joalheria Tiffany em uma tentativa de escapar dos problemas. Sua vida começa a mudar quando um jovem escritor chamado Paul Varjão se muda para o prédio. A amizade entre eles começa a florescer e dar indícios de algo maior, mas Holly reluta em se envolver com ele, pois isso atrapalharia seus objetivos.
NOSSO AMOR DE ONTEM (The Way We Were)
1973 ‧ Romance ‧ 1h 58m
Baseado no livro de Arthur Laurents, o filme se tornou um março devido a trilha sonora vencedora do Oscar.
O filme traz como tema central o enredo de que os opostos se atraem. Ainda na faculdade Katie, uma ativista judia, conhece Hubbell, um esportista anglo saxão e com talento para escritor. Anos depois os jovens se encontram e apesar de suas diferenças vivem uma grande paixão. Os objetivos individuais e a maneira de ver o mundo coloca o amor dos dois a prova em diversos momentos. Ambientado no início da Segunda Guerra o amor dos protagonistas traz ao filme questões políticas e ideológicas da época.
DIGAM O QUE QUISEREM (Say anything)
1989 ‧ Romance ‧ 1h 40m
O filme veio de uma inspiração do produtor ao ver pai e filha abraçados em uma rua de nova York, a relação entre pai e filha serviria então de pano de fundo para o romance apresentado. Diane e uma jovem inteligente e com grandes anos para o futuro, Lloyd e um jovem sem um futuro planejado que tenta conseguir carreira através do esporte Kickboxing. O romance entre os dois não é bem visto pelo país de Diane, o que não desanima o sempre otimista Lloyd. A história de um casal real com situações recorrentes do cotidiano tornou o filme uma obra atemporal.
UM LUGAR CHAMADO NOTTING HILL (Notting Hill)
1999 ‧ Romance ‧ 2h 4m
O filme Britânico ganhou diversos prêmios. A história totalmente ambientada em Londres conta a história de William, dono de uma pequena livraria (especializada em livros de viagens) no centro de Notting Hill. Sua vida calma e tranquila, muda quando em uma manhã a famosa atriz americana Anna Scott entra em sua loja. Após um encontro desastroso e um beijo de despedida os dois começam uma grande paixão. A tentativa de conciliar os diferentes mundos em que vivem, rendem ao filme grandes momentos e frases icônicas do cinema romântico.
ORGULHO E PRECONCEITO (Pride and Prejudice)
2005 ‧ Romance/Drama ‧ 2h 15m
O filme é uma adaptação do romance homônimo de Jane Austen publicado em 1813, desde então é considerado um dos maiores romances já publicados. O enredo acompanha a história da família Bennet, aristocratas rurais da Inglaterra. Ambientado no século XIX, onde a maior chance de ascensão uma mulher era o casamento, Elizabeth, a filha mais velha, decide não abrir mão da felicidade e se casar apenas por amor. Elizabeth conhece o belo e rico Darcy, que não vê com bons olhos a família Bennet, por ter receios de suas intenções sociais. O filme mostra de maneira gradual o desenrolar desse relacionamento, com pedidos de desculpas tardios e orgulho de ambas as partes, o amor entre eles não é algo repentino, é construído aos poucos, entre olhares, entendimento e diálogos com admiração crescente que os protagonistas vão tendo em relação ao outro.
QUESTÃO DE TEMPO (About Time)
2013 ‧ Romance ‧ 2h 4m
Do mesmo diretor de Notting Hill e Simplesmente Amor, Questão de tempo mostra a história de Tim que aos 21 anos descobre que todos os homens da sua família podem viajar no tempo. Após o seu aniversário ele se muda para Londres onde conhece a bela Mary. Na tentativa de tornar a vida perfeita Tim viaja no tempo com grande frequência, aprendendo que nem tudo pode ser consertado. O filme mostra todas as fases da vida e seus altos e baixos, de maneira simples Questão de tempo nos mostra o quão valioso é estar vivo e poder cometer erros e acertos e que mesmo em nossa correria do dia a dia devemos buscar apreciar ao máximo o que está a nossa volta.
MINHA BELA DAMA (My Fair Lady)
1964 ‧ Comédia ‧ 2h 55m
Vencedor do Oscar, o filme é uma adaptação da peça teatral Pigmalião de George Bernard Shaw (1913). My Fair Lady conta a história de Eliza, uma pobre vendedora de flores. Em uma noite ela conhece o professor de fonética Henry Higgins. Henry consegue descobrir sobre as pessoas apenas ouvindo seus sotaques. Ao ouvir Eliza falando, ele aposta com um amigo que consegue transformá-la em uma dama da alta sociedade em seis meses.
NOIVO NEURÓTICO, NOIVA NERVOSA (Annie Hall)
1977 ‧ Comédia ‧ 1h 33m
Um clássico com direto Woody Allen, o filme conta a história de Alvy, um humorista divorciado que há anos faz terapia. Ele conhece Annie uma cantora iniciante, e logo se apaixona. Pouco tempo depois eles começam a morar juntos e os problemas conjugais não demoram a aparecer. Em 2015 o filme foi escolhido pelo sindicato de roteiristas norte americanos, como o roteiro mais divertido de todos os tempos. Através de diálogos e monólogos, o filme chama atenção pelos temas que continuam atuais até os dias de hoje.
HARRY E SALLY - FEITOS UM PARA O OUTRO (When Harry Met Sally)
1989 ‧ Comédia ‧ 1h 36m
O filme conta a história de Harry que após a formatura da uma carona a Sally amiga de sua namorada. A primeira impressão dos dois não podia ser pior, e eles decidem que não manterão contato. Anos depois mais maduros eles se encontram e começam uma forte amizade. por mais de uma década eles se encontram de maneira esporádica até que percebem que estão apaixonados um pelo outro. O filme levanta muitas questões sobre como homens e mulheres veem as relações e como a base para um bom relacionamento é uma forte amizade.
ENQUANTO VOCÊ DORMIA (While You Were Sleeping)
1995 ‧ Comédia ‧ 1h 43m
Lucy e uma funcionária do metrô, que nutre uma paixão platônica por Peter, um passageiro que passa na estação todos os dias. Na véspera de natal ele e empurrado nos trilhos por um assaltante, Lucy o resgata e o acompanha até o hospital. Lá ele entra em coma, Lucy pensa em voz alta perto de uma enfermeira, que iria se casar com ele. A enfermeira conta isso para a família de Peter, que comemora o fato dele estar noivo. Lucy e convidada para todas as festividades da família e conforme se ente mais próxima, fica cada vez mais envergonhada e sem saber como corrigir o que falou.
SIMPLESMENTE AMOR (Love Actually)
2003 ‧ Comédia ‧ 2h 25m
O filme e composto por nove histórias de amor que se entrelaçam e se chegam ao ponto alto na noite de natal. Tendo como pano de fundo a cidade de Londres e o interior da França, o filme mostra mais diversas formas que podemos enxergar o amor: o nervosismo do primeiro amor, a perda de quem se ama, o amor entre irmãos, as decepções amorosas, os amores proibidos e os amores inesperados. Considerados por muitos como a comédia romântica definitiva, o filme ainda conta com um elenco de peso para mostrar que o amor está em todos os lugares.
AMOR A TODA PROVA (Crazy, Stupid, Love)
2011 ‧ Comédia ‧ 2h 20m
Esse é mais um daqueles filmes em que diversas histórias se encontram no final. Carl é um homem casado e pai de três filhos, cuja esposa lhe diz que quer o divórcio. Arrasado ele vai até um bar onde encontra o mulherengo Jacob que decide transformar Carl em um homem no estilo Don Juan. Nessa mesma noite Jacob encontra uma garota que irá mudar sua vida de cabeça para baixo. Em uma série de confusões amorosas as histórias vão se desenvolvendo diante do púbico.
BÔNUS:
SÉRIE: MODERN LOVE
A minissérie em oito episódios está disponível na Amazon Prime. Oito histórias sobre os diversos momentos de um relacionamento e sobre pessoas completamente diferentes, é impossível não se identificar com pelo menos um dos personagens.
As histórias apresentadas foram contadas pelo jornal The New York Times, na coluna Modern Love. A coluna é formada por histórias de amor de pessoas famosas ou anônimas sempre escrita em primeira pessoa. Publicada desde 2004, o sucesso da seção foi tão grande que já inspirou podcast, livro, newsletter e a atual série.
Comments