Comemorando seus 56 anos, Keanu Reeves comprova o fato de que consegue fazer de tudo. Além de ator, cineasta, escritor, empresário, músico e produtor, ele acumula alguns prêmios. Entre eles, um Golden Slate, um Taurus, um Bambi Awards. Também foi homenageado com a Estrela na Calçada da Fama e pela Contribuição ao Cinema e Conjunto da Obra no Festival de Filme Americano de Deauville.
Keanu nasceu no Líbano e se mudou ainda criança para o Canadá. Na juventude jogou hóquei pelo colégio na posição de goleiro e chegou a cogitar a possibilidade de seguir carreira profissional na área.
Seu primeiro papel como ator foi em uma peça de teatro (na escola teatral comunitária Leah Poslens) intitulada Wolfboy, em 1984. Durante dois anos Keanu participou de produções de filmes para a TV.
Foi em 1986, ao se mudar para Hollywood que conseguiu seu primeiro filme para o cinema. Sua interpretação em Juventude Assassina (River’s Edge) chamou a atenção de diretores e críticos. Por parecer mais jovem do que realmente era, Keanu se tornou um dos queridinhos dos filmes adolescentes dos anos 80. Embora quisesse papéis condizentes com sua real idade, foi nessa época que ele deu vida a um dos seus mais famosos personagens, Theodore, da franquia Bill e Ted. O sucesso da dupla formada por Keanu Reeves (Ted) e Alex Winter (Bill) foi tanto que a franquia chega a seu terceiro filme, com lançamento previsto ainda para esse ano.
No início da década de 90, Keanu se destacou ao interpretar Jonathan Harker na clássica adaptação Drácula de Bram Stoker (Bram Stoker’s Dracula) ao lado de Winona Ryder. Parceria essa que se transformou em amizade e que pôde ser vista mais uma vez, na tela dos cinemas, no filme Com quem será? (Destination Wedding). Uma curiosidade sobre o filme é que o padre que realiza a cena do casamento entre Jonathan e Mina Harker (Winona) era de verdade um padre ordenado.
Em 1995, seguindo seu coração e tornando um sonho em realidade, Keanu retornou aos palcos interpretando Hamlet, em uma pequena produção na cidade de Winnipeg no Canadá. A produção embora pequena chamou a atenção de diversas pessoas ao redor do mundo, esgotando os ingressos em pouco tempo. Um dos maiores críticos teatrais da Inglaterra, Roger Lewis disse: “Keanu personificou a inocência, a fúria esplêndida, a graça animal e a violência emocional que compõem o Príncipe da Dinamarca. Ele é um dos três melhores Hamlet que eu já vi, por uma simples razão: Ele é Hamlet.”
Após sofrer um acidente de carro entre 1996 e 1997 Keanu fez alguns papéis no cinema que não chegaram a se tornar Blockbusters. Até que em 1999, ele ganhou um dos maiores personagens de sua carreira, como Neo em Matrix (The Matrix). Keanu praticamente fez todas as cenas do filme, dispensando dublês e arrancando elogios de vários mestres de Kung Fu. A franquia agradou tanto aos críticos e ao público que um quarto filme já está em produção.
Nos anos seguintes Keanu trabalhou em filmes menores e algumas produções independentes, e mesmo que nem todos tenham sido aclamados pela crítica, foram bem recebidos pelo público, entre eles: Doce Novembro (Sweet November), Constantine (Constantine), A Casa do Lago (The Lake House) e Os 47 Ronins (47 Ronin).
Em 2014 Keanu voltou às grandes telas com um novo personagem que se tornou rapidamente um dos principais de sua carreira, John Wick. De volta ao jogo (John Wick), foi tão bem recebido pela crítica e pelo público que se tornou uma franquia com quatro filmes, o último deles previsto para estrear em 2022.
Fora das grandes telas Keanu também estrelou filmes pela plataforma de streaming Netflix: O Mínimo Para Viver (To The Bone) e Meu Eterno Talvez (Always Be My Maybe). Nesse último ele interpreta a si mesmo, em uma versão exagerada e extravagante. No filme Cavaleiro da Lua (Moon Knight) pela Disney Plus, Keanu está escalado como personagem principal. Ainda no universo Disney, ele deu voz ao personagem Duke Caboon em Toy Story 4.
Provando que pode fazer de tudo, Keanu anunciou recentemente que escreveu uma HQ, junto com uma equipe criativa formada por: Matt Kindt, Alessandro Vitti, Bill Crabtree, e Clem Robins. Prevista para lançar em 7 de outubro pela Boom! Studios, BRZRKR (pronuncia-se “Berzerker”) contará a história de um semideus violento que está vagando pela Terra em busca de respostas sobre sua existência. “Depois de vagar pelo mundo por séculos, Berzerker pode finalmente encontrar um refúgio trabalhando para o governo dos EUA travando batalhas violentas e perigosas demais para qualquer outra pessoa”, diz a sinopse oficial.
Embora nem todos saibam, esse não foi o primeiro trabalho de Keanu como escritor. Ele já lançou dois livros em parceria com a ilustradora Alexandra Grant: Ode to Hapiness (2011) um livro de poesias ilustrados, e Shadows (2016) um livro feito através de fotos (todas as sombras presentes nas imagens foram feitas através de um ensaio que capturou expressões corporais de Keanu) e textos escritos pelo ator.
Abaixo duas listas com os dez melhores filmes de Keanu Reeves. (Listas baseadas nas críticas dos sites IMDB e Rotten Tomatoes)
IMDB
1. The Matrix 8,7/10,0
2. Toy Story 4 7,8/10,0
3. Dangerous Liaisons 7,6/10,0
4. John Wick: Chapter 3- Parabellum 7,5/10,0
5. John Wick: Chapter 2 7,5/10,0
6. The Devil’s Advocate 7,5/10,0
7. John Wick 7,4/10,0
8. Bram Stocker’s Dracula 7,4/10,0
9. Point Break 7,3/10,0
10. Much Ado About Nothing 7,3/10,0
Rotten Tomatoes
1. Toy Story 4 97%
2. Speed 94%
3. Dangerous Liaisons 93%
4. Parenthood 91%
5. John Wick: Chapter 3- Parabellum 90%
6. Much Ado About Nothing 90%
7. John Wick: Chapter 2 89%
8. Always be My Maybe 89%
9. The Matrix 88%
10. John Wick 87%
Comments