A comédia estrelada por Adam Sandler e pelos irmãos Sprouse, se tornou um dos clássicos da sessão da tarde no dia dos pais. Lançado em 1999 o filme marca o primeiro trabalho de Adam Sandler como produtor executivo, no mesmo ano em que ele montou sua própria produtora, a Happy Madison.
O filme foi um sucesso de bilheteria atingindo o primeiro lugar na semana de estreia. Se por um lado o público o premiava com o MTV Awards, o Blockbuster Entertainment Award, e o People's Choice Awards, do outro lado os críticos tinham duras opiniões sobre o trabalho levando a diversas indicações ao Framboesa de Ouro.
No longa Adam dá vida a Sonny, um homem que não quer muitas responsabilidades na vida. Formado em advocacia ele trabalha em um pedágio em Nova York, porque não quer nada de muito sério. Ele divide o apartamento com Kevin, seu colega da faculdade. No dia em que Kevin fica noivo a namorada de Sonny termina o relacionamento por perceber que ele não faz planos para um futuro e nem busca algo melhor na vida. Durante uma viagem de Kevin, aparece em sua porta um menino de cinco anos que aparentemente, seria seu filho. Sonny então determinado a reconquistar a namorada, decide fingir ser o pai da criança, e passa a ensinar a Julian o que ele aprendeu nas ruas, mas após alguns ensinamentos tortos ele começa a educá-lo sobre o certo e o errado. Os dois criam um vínculo forte o que leva Sonny a uma briga pela custódia do pequeno Julian.
O filme flutua entre a comédia pastelão (um dos gêneros mais presentes em filmes de Adam Sandler) e drama (já no final do longa quando chega o momento da audiência). Os momentos entre Sonny e Julian é que dão ritmo ao filme, a química entre os dois é imediata seja pela inocência da criança ou o jeito imaturo de Sonny. A atuação de Adam Sandler não chega a ser a melhor de sua carreira, mas foi através dela que muitos de nós conhecemos o ator, e foi o bastante para esse ser um dos principais filmes de sua carreira.
Já os irmãos Dylan e Cole Sprouse estrelaram no cinema nesse filme. Toda a pureza e a inocência de uma criança, foram muito bem trabalhadas no desenrolar da história, alternando entre birras e aprendizados os irmãos mostraram que na frente das câmeras eles se sentiam a vontade. O trabalho foi importante uma vez que depois de O Paizão eles conseguiram cada vez papéis maiores até inclusive ter uma série própria no Disney Channel.
Desde o ano de lançamento O Paizão foi um sucesso entre o público, ficando entre os dez mais assistidos do ano de estreia, se tornando clássico do dia dos pais. Com um elenco no início de suas carreiras, o filme não é inovador, mas traz conforto a quem assiste ao saber que tudo ficará bem no final.
O Paizão / Big Daddy (1999)
Classificação: Livre
Duração: 1h 33min
Gênero: Comédia
Comments