Lançado em 1993 o filme foi um sucesso de bilheteria no ano de estreia, ficando apenas atrás de Jurassic Park. Aclamado tanto pelo público quanto pela crítica, o filme foi premiado com o Globo de Ouro e o MTV Movie Awards, por melhor ator em comédia/musical e Oscar de Melhor Maquiagem.
O longa conta a história de Daniel (Robin Williams) um dublador freelancer, casado com Miranda (Sally Field) uma design de interiores, com quem tem três filhos. As diferenças entre o casal se tornam irreconciliáveis e Miranda decide pedir o divórcio. Como Daniel havia se demitido e não tinha mais uma casa própria, o juiz determina que a mãe terá a guarda das crianças e ele apenas poderá vê-las aos finais de semana.
Como o tempo é limitado com seus filhos, Daniel toma uma atitude drástica ao saber que Miranda está a procura de uma babá, e decide se caracterizar como uma senhora britânica na tentativa de passar mais tempo com eles. Assim conhecemos a Sra. Doubtfire, a melhor dona de casa que se podia imaginar: ela passa, cozinha, limpa a casa, faz as crianças terminarem os deveres de casa e tem maravilhosos conselhos.
As coisas se complicam cada vez mais quando as crianças começam a descobrir o que está acontecendo e na tentativa de manter o segredo Daniel nos proporciona momentos hilários se envolvendo nas mais diversas saias justas na pele da gentil senhora.
Robin já tinha feito seu nome na comédia nas telas da TV no seriado Mork and Mindy, e embora já tivesse feitos alguns filmes, “Uma babá quase perfeita” foi o primeiro grande destaque em comédias de Robin nos cinemas. Sua atuação é simplesmente brilhante, não sendo preciso esforço e muito menos momentos pastelões (característicos de comédias) para nos levar à gargalhadas. Ele parece brincar na tela e nós, telespectadores, nos divertimos com ele. A mudança total de voz, a forma como ele preenche a cena quando aparece é incrível.
Presente em praticamente todas as cenas do longa (ora como Daniel, ou como Sra. Doubtfire), Robin teve a seu lado um elenco de peso. As cenas que divide com Sally Field e Pierce Brosnan (que interpreta Stu, o novo namorado de Miranda) fazem com que a gente passe do riso aos olhos marejados em minutos. Se por um lado o ciúme em relação a Miranda e Stu rendem cenas hilárias, o peso do término do casamento é assunto em muitos diálogos entre Miranda e a suposta babá.
Mas é na relação com os filhos que o filme inteiro se sustenta, as crianças parecem se sentir completamente a vontade com Robin e isso passa uma sensação de família para quem assiste. O modo como eles protegem o pai, e como eles constantemente dizem que sentem sua falta são o fio condutor de toda a narrativa, afinal de contas tudo que o protagonista quer é estar perto deles.
Quando se fala em filme familiar, com certeza este se tornou um clássico do cinema. Mesmo após completar 27 anos, ele consegue se manter atemporal, abordando o assunto do divórcio e a guarda judicial de uma forma leve. Usando de humor ele mostra tudo que um pai é capaz de fazer para estar perto de seus filhos, e termina trazendo a mensagem de que o amor pode transformar-se de forma que as pessoas possam até se afastar em um casamento, mas a relação de pai e filho é para sempre!
Uma Babá Quase Perfeita / Mrs. Doubtfire (1993)
Classificação: Livre
Duração: 2h 5min
Gênero: Comédia / Drama Familiar
Comments