Não há quem nunca tenha assistido a um filme do Adam Sandler. Apesar de ter no currículo dramas como Reine sobre mim, o ator ficou famoso pelas comédias A herança de Mr Deeds, Gentre Grande e Esposa de Mentirinha. Adam Sandler chegou inclusive a ter seus filmes classificados como “filmes do Adam Sandler”.
O “subgênero” quase sempre nos mostra um homem que nunca deixou seu lado criança, muitas vezes inocente ao extremo e sempre apaixonado. O fato é que seus filmes sempre atraem boas bilheterias. Em 2019 o filme Mistério no Mediterrâneo se tornou a maior estreia da Netflix.
Seu mais novo filme Joias Brutas (UNCUT GEMS) é uma excelente demonstração da capacidade artística do ator, que é levado ao extremo de suas performances dramáticas.
O filme começa com um grupo de mineradores na Etiópia encontrando uma opala negra ainda não lapidada. O cenário muda drasticamente para Nova York, na rua 42 onde o joalheiro Howard Ratner, acaba de receber a opala negra. Após oferecer a pedra (emprestada por uma noite) a um famoso jogador de basquete, Howard perde o controle da situação. Na busca por fazer a maior quantia com a joia, Howard pede dinheiro emprestado (fora o que ele devia), aposta em jogos, e se envolve com pessoas perigosas colocando em risco a própria vida.
Os atores e as tramas secundárias trazem diferentes olhares a momentos marcantes da narrativa. As histórias do amigo (LaKeith Stanfield), da esposa infeliz (Idina Menzel) e da amante (Julia Fox) se desenvolvem de forma a quebrar os estereótipos estabelecidos. A ambientação do filme ajuda na criação da narrativa, do centro da Grande Maçã aos corredores apertados do prédio da joalheria, das boates superlotadas ao apartamento no estilo solteiro do Howard. A casa da família judia e os centros de apostas também são cenários que se destacam.
Através de diálogos rápidos ou de monólogos onde quase não se respira, o filme transmite a quem assiste a urgência de cada situação vivida pelo personagem. Um filme com cenas curtas e ágeis que nos deixa sem fôlego do começo ao fim.
Joias Brutas/ Uncut Gems (2019)
Classificação: 16 anos
Duração: 2h15
Gênero: Drama e Suspense policial
Comments